Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poluição de plásticos nos oceanos

Os plásticos têm inúmeras qualidades e utilidades que trazem praticidade a nossa vida.
Apesar disso, uma vez descartados no ambiente podem causar sérios prejuízos ao ecossistema.  Hoje em dia, os plásticos são considerados poluentes emergentes e constituem um problema global.
Mas o nosso trabalho desse mês se fixou em apenas um fator da poluição por plásticos: morte de animais por este meio.
Os efeitos físicos causados pela ingestão de plásticos são os mais conhecidos. Dentre eles pode-se citar o sufocamento por grandes peças de plástico, a obstrução do trato digestório e a diminuição do volume funcional do estômago, que podem causar, em pouco tempo, a morte do animal.




Ave marinha encontrada morta em uma praia da costa sul do Brasil. Muitas destas aves encontram-se com o trato digestório repleto de plásticos. © Fernanda Imperatrice Colabuono / IO-USP
(uma ave morta na costa de uma praia brasileira, com o trato digestório repleto de plásticos)


Outro problema associado à ingestão de plásticos é a transferência de poluentes orgânicos persistentes que encontram-se adsorvidos a superfície dos plásticos para os animais que os ingerem.
Outros problemas em relação ao plástico estão sendo investigados pelas universidades de São Paulo(principalmente) e do mundo inteiro.




Pedaços de plásticos encontrados no trato digestório de uma ave marinha. Os plásticos podem causar diversos danos físicos, além de serem uma possível fonte de contaminação por poluentes orgânicos persistentes. © Fernanda Imperatrice Colabuono / IO-USP
(objetos de plásticos retirados do trato digestório de uma ave, morta por poluição de plásticos nos oceanos)




Nomes: Henrique Goettems, Matheus Wegner e Matheus Goularte