Pesquisar este blog

Powered By Blogger

domingo, 19 de junho de 2011

Floração das águas e Eutrofização:

Floração das águas - Este fenômeno é causado pelo uso agrícolo de fertilizantes, que contêm fósforo e azoto que ao atingir os cursos de água, nutrem as plantas aquáticas. Naturalmente, o fosforo e o azoto estão em deficet nos sistemas aquáticos, limitando o crescimento dos produtores primários. Com o aumento destes nutrientes, a sua população tende a crescer descontroladamente, diminuindo a transparência da água e com isso causando a diminuição de luz solardiminuindo  a diversidade do habitat..


EutrofizaçãoA eutrofização ou eutroficação é um fenómeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou azoto, normalmente causado pela descarga de efluentes agrícolas, urbanos ou industriais) num corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microrganismos e à consequente deterioração da qualidade do corpo de água.

Nomes: Henrique, Matheus Wegner e Matheus Goularte.
Engenheiros suecos encontraram uma nova forma de gerar energia! É um papagaio que em vez de voar no céu, é preso por uma âncora no fundo do mar do norte, que embalado pelas correntes marítimas chegam a uma velocidade média de 9 quilometros por hora. O papagaio carrega uma turbina hidrodinâmica que produz energia elétrica.
Esses papagaios que já estão em funcionamento tem asas de 12 metros com uma turbina do tamanho de um tonel. Cada papagaio produz 500 quilowats de energia, o suficiente para abastecer 300 casas de porte médio.

O empresário Anders Jansson, diretor do projeto, afirma que o uso de apenas 1% do potencial energético marítimo seria suficiente para atender cinco vezes à atual demanda do planeta.
As turbinas instaladas na Suécia custam o equivalente a R$ 1,5 milhão. Daqui a dois anos, já estarão disponíveis para produzir energia em todo o mundo. Em silêncio, debaixo d'água e sem poluir o meio ambiente.

 Grupo: Gabrielle Arend, Marina Grehs, Fernanda Winck, Camila Luzardo.