Pesquisar este blog

Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MEIO AMBIENTE COM LIXO

A quantidade de lixo que é jogada nas ruas, lagos, rios é muito grande e faz muito mal ao meio ambiente. As pessoas jogam lixo em qualquer lugar sem se preocupar com as consequências. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, para o ar e para as pessoas que precisam trabalhar nele.
O lixo também faz muito mal ao meio ambiente quando chove, pois depois que o lixo penetrou no solo, a chuva molha e a água contaminada evapora, e isso agride muito o meio ambiente. Quando se queima o lixo é liberada uma fumaça tóxica que contamina o ar e faz com que o meio ambiente fique muito prejudicado.
Esse lixo quando queimado libera no meio ambiente um gás chamado metano que tem um cheiro muito ruim e prejudica muito a saúde.
A quantidade de lixo no meio ambiente poderia diminuir se houvesse o controle do meio ambiente, onde as pessoas se conscientizassem e começassem a usar produtos com embalagem reciclável para que não acumulasse lixo no meio ambiente todos os dias.
É preciso abrir os olhos antes que seja muito tarde e nada mais possa ser feito.


Nomes: Ana Júlia, Matheus Sehnem e Vinicius.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Poluição por substâncias não biodegradáveis

As indústrias e usinas vêem lançando, nas baias e nos rios, um grande número de produtos tóxicos, como metais pesados, pesticidas, detergentes, petróleo, entre outros. Esses produtos não podem ser decompostos pelos organismos, ou então são lentamente decompostos. Por isso acumula-se nos corpos dos seres vivos, causando doenças aos organismos que habitam na água, destruindo as formas de vida aquático(no caso, causa morte, além de poluir a água, embora esses dois fatores estejam ligados). 
Usaremos de exemplo para esse fator, um acontecimento ocorrido no Japão, em 1953, quando uma indústria lançou na baía de Minamata, resíduos de mercúrio, usados com catalizador. Os peixes e moluscos foram contaminados e o mercúrio passou para a população que alimentava-se desses animais, depositando principalmente no sistema nervoso. Cerca de 120 pessoas foram levadas para centros médicos, com lesões visuais, com paralisias e lesões cerebrais, e 4 foram mortos.
Até hoje esse problema predomina, talvez até em maior escala. Por que? Ah, pergunta para os trabalhadores das industrias, talvez eles não te ignorem. Talvez.

Nomes: Henrique Goettems, Mstheus Goularte e Matheus Wegner

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

                             Esperança para o Planeta

Nos últimos anos, o mundo inteiro passou a falar sobre ambiente e “ecologia” .
 Hoje, o tema está em capas de revistas, notícias da TV, eventos artísticos, livros, filmes, documentários…Porém, o interesse pelo assunto não tem a ver apenas com um novo nível de conscientização. A questão é que o planeta começou a apresentar inúmeros problemas, em resposta às agressões que vem recebendo. Se alguns achavam que a mídia estava fazendo sensacionalismo, fenômenos como o aquecimento global não deixam dúvida de que algo sério está acontecendo.
Sem apelar para o discurso do caos, devemos prestar atenção aos sinais de alerta de que nem tudo está bem. Entre esses sinais estão o efeito estufa, o aquecimento global, a chuva ácida, o derretimento das geleiras, a crise de água, a revolta da natureza, a destruição da biodiversidade, o consumo desequilibrado, a contaminação do ar e o aumento da desertificação.
Diante da situação, o que você tem feito? Há um avanço em termos de documentos e ação global, já que problemas globais exigem soluções globais. Os países e as empresas estão se tornando cada vez mais ambientalmente responsáveis. Porém, cada um pode dar sua contribuição. O fato de você não poder fazer tudo não significa que não deva fazer nada. 

terra
Grupo: Ana Carolina, Bruna Luisa Franke, Gabriel Vieira e Thaís Faller Petry. 
 

Purificador de água portátil é alternativa para populações em áreas de risco


  O filtro permite q pessoas de locais como Africa e o nordeste do Brasil tenham acessoa a água limpa pois o consumo de água insalubre pode causar sérios problemas de saúde,especialmente em grupos de risco,como crianças,idosos,gestantes e pessoas com deficiências imunológicas.
  Atualmente mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo não tem acesso a água potável,mais da metade da população de países pobres sofrem de doenças relacionadas á água contaminada.
  Esse purificador de água portátil pode filtrar mais de 700 litros de água insalubre.Ele mata e remove 99,999 % das bactérias da água e 99 % dos vírus.Este filtro pode durar até 3 anos.
  Pesquisas demonstraram que o filtro é uma das formas mais eficiente de evitar doenças como a diarréia. A doença mata 1,8 milhões de pessoas todos os anos e é a maior causadora de óbitos em pessoas portadoras do vírus HIV. Ela atinge cerca de 90% desses pacientes e é comum também entre crianças. Além da diarréia, o filtro evita doenças como disenteria, tifóide e cólera, além de Salmonela e outras bactérias.


Grupo : Taniara,Gabrielle Arend,Fernanda,Marina e Camila

sábado, 5 de novembro de 2011

ENERGIA NUCLEAR

A principal vantagem da energia nuclear é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a Energia Nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas de nome como James E. Lovelock por não gerarem gases de efeito estufa. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global argumentando que particularmente áreas contaminadas por acidentes núcleares como a região de Chernobyl se tornam em parques ecológicos perfeitos com natureza plena e selvagem.
A produção de gases de estufa de uma usina núclear comum está de 3 a 6 vezes maior comparada com a energia hídrica e eólica, considerando o processo todo necessário para operá-la.


Gabriel Strucker, Nicolas Peise e Thiago Ferreira

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DO LIXO

Reciclar economiza energia, reduz o acúmulo de resíduos, além de assumir um papel
fundamental na preservação do meio ambiente, pois diminui a extração de recursos naturais.
O tempo de decomposição do lixo depende do tipo de material que este é feito. Como
exemplo tem-se o chiclete, que leva cerca de 5 anos para se decompor totalmente em vista que
o pano leva em torno de 6 meses a um ano para se decompor.
 
O tempo de decomposição de alguns materiais são de:

Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de Madeira: 6 meses
Toco de Cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chiclete: 5 anos
Pedaços de Pano: 6 meses a 1 ano
Fralda Descartável Biodegradável: 1 ano
Fralda Descartável Comum: 450 anos
Copo de Plástico: 50 anos
Lata de Aço: 5 anos
Tampa de Garrafa: 150 anos
Isopor: 8 anos
Plástico: 100 anos
Garrafa Plástica: 400 anos
Pneu: 600 anos
Vidro: 4.000 anos
Madeira Pintada: 14 anos
Papel: 3 a 6 meses
Jornal: 6 meses
Palito de Madeira: 6 meses
Toco de Cigarro: 20 meses
Nylon: mais de 30 anos
Chiclete: 5 anos
Pedaços de Pano: 6 meses a 1 ano
Fralda Descartável Biodegradável: 1 ano
Fralda Descartável Comum: 450 anos
Copo de Plástico: 50 anos
Lata de Aço: 5 anos
Tampa de Garrafa: 150 anos
Isopor: 8 anos
Plástico: 100 anos
Garrafa Plástica: 400 anos
Pneu: 600 anos
Vidro: 4.000 anos
Madeira Pintada: 14 anos


 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Filtros de água

Um filtro atua basicamente como uma peneira, cuja função é reter as impurezas suspensas na água.Os filtros retém areia, barro, lodo, ferrugem, algas entre outras deixando-a totalmente livre de detritos sólidos, resíduos e partículas presentes em grande quantidade na água fornecida pela rede pública ou de poços. Proporcionando assim água limpa para toda casa, permitindo manter as caixas de água, filtros menores, maquinas de lavar, aquecedores centrais, chuveiros, torneiras etc. sempre limpos e desentupidos aumentando a durabilidade de todos. Além de tudo, ele é um importante fator para cuidarmos da nossa saúde.

Filtro limpo e filtro sujo:

 Nomes: Camila Luzardo, Fernanda Winck, Gabrielle Arend, Marina Grehs