Pesquisar este blog

Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

As queimadas: um problema ecológico e social

Queimada é uma prática que é muita utilizada pelos agricultores, para a limpeza do terreno e para acabar com as pragas e as doenças, mas também pode ser provocada por pequenas atitudes do ser humano. 
Entre agosto e outubro, o clima fica muito seco e as chuvas se tornam escassas, o que pode ocorrer muitas queimadas.
No Brasil, vários pesquisadores têm falado que as queimadas e os desmatamentos são os nossos principais problemas ambientais.
As queimadas sem controle podem prejudicar a fauna e flora, podem reduzir a fertilidade do solo, reduzir a cobertura vegetal, comprometer a qualidade do ar e, consequentemente, prejudicar a saúde humana, provocando várias doenças, principalmente respiratórias.
Nós podemos sim diminuir o número de queimadas, é só não jogar pontas de cigarros pelas estradas e rodovias, pois com a baixa umidade e a vegetação seca pode se incendiar facilmente. Não jogar lixo, como as latas, os cacos e as garrafas de vidro, por que elas podem esquentar com o sol e provocar um incêndio e não soltar balões.

                               Queimadas Rondônia 
                               
                              Pequenas atitudes podem salvar vidas.





Grupo: Ana Carolina, Bruna Luisa Franke, Gabriel Vieira e Thaís Faller Petry. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Poluição de plásticos nos oceanos

Os plásticos têm inúmeras qualidades e utilidades que trazem praticidade a nossa vida.
Apesar disso, uma vez descartados no ambiente podem causar sérios prejuízos ao ecossistema.  Hoje em dia, os plásticos são considerados poluentes emergentes e constituem um problema global.
Mas o nosso trabalho desse mês se fixou em apenas um fator da poluição por plásticos: morte de animais por este meio.
Os efeitos físicos causados pela ingestão de plásticos são os mais conhecidos. Dentre eles pode-se citar o sufocamento por grandes peças de plástico, a obstrução do trato digestório e a diminuição do volume funcional do estômago, que podem causar, em pouco tempo, a morte do animal.




Ave marinha encontrada morta em uma praia da costa sul do Brasil. Muitas destas aves encontram-se com o trato digestório repleto de plásticos. © Fernanda Imperatrice Colabuono / IO-USP
(uma ave morta na costa de uma praia brasileira, com o trato digestório repleto de plásticos)


Outro problema associado à ingestão de plásticos é a transferência de poluentes orgânicos persistentes que encontram-se adsorvidos a superfície dos plásticos para os animais que os ingerem.
Outros problemas em relação ao plástico estão sendo investigados pelas universidades de São Paulo(principalmente) e do mundo inteiro.




Pedaços de plásticos encontrados no trato digestório de uma ave marinha. Os plásticos podem causar diversos danos físicos, além de serem uma possível fonte de contaminação por poluentes orgânicos persistentes. © Fernanda Imperatrice Colabuono / IO-USP
(objetos de plásticos retirados do trato digestório de uma ave, morta por poluição de plásticos nos oceanos)




Nomes: Henrique Goettems, Matheus Wegner e Matheus Goularte

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Acesso à água no Haiti

Muitos são os desafios do povo haitiano na tarefa de reconstrução do país após o terremoto de 12 de Janeiro de 2010 que vitimou mais de 300 mil pessoas e desabrigou outras 1,5 milhão.  No entanto, uma das coisas que mais preocupam é o acesso à água limpa.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), um em cada dois haitianos não tem acesso à água potável. Se somarmos isso ao fato de que apenas 19% da população têm acesso ao sistema de saneamento básico, e que esses dados não contabilizam os danos da catástrofe de 12 de Janeiro, percebemos o tamanho da gravidade de falta de água no país.
Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza do Governo da Bahia, a Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério de Relações Exteriores e a Via Campesina Brasil entre outras resolveram implantar 1.284 cisternas emergências de polietileno às famílias camponesas haitianas. Essas cisternas armazenam até 8 mil litros de água
As primeiras cisternas já foram instaladas. A perspectiva é que para o próximo período 30 mil cisternas sejam enviadas ao Haiti. Um exemplo concreto de solidariedade entre os povos, que não precisa nem de armas nem de lucros para se efetivar.

Nomes: Camila Luzardo, Fernanda Winck, Gabrielle Arend, Marina Grehs

Desmatamento no Brasil

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios. Esse processo causa vários fatores negativos ao meio ambiente, entre eles a  perda da biodiversidade, empobrecimento do solo, emissão de gás carbônico na atmosfera, alterações climáticas, erosões, entre outros.O desmatamento no Brasil ocorre principalmente para a prática da atividade agropecuária. Porém, a construção de estradas, hidrelétricas, mineração e o processo intensivo de urbanização contribuem significativamente na redução das matas.Foi informado que a área desmatada na Amazônia até o ano de 2002 era superior ao tamanho do território francês. Isso se deve principalmente à extração de madeira e atividade agropecuária. Foi constatado que 80% da extração da madeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal. A busca por um desenvolvimento econômico imediatista é o principal responsável pelos desmatamentos no Brasil, desprezando um possível desenvolvimento social e ecológico. O que futuramente causará problemas em grandes proporções.





Nomes:Jhonatan,Gabriel Simon e Lucas Brito

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Chuva Intensa

CHUVA INTENSA PREJUDICA PRODUÇÃO DE FUMO EM ALAGOAS.


No horizonte, as nuvens ainda estão carregadas. Para os produtores de fumo de Arapiraca, região agreste de Alagoas, o cenário preocupa.
Teve agricultor que não acreditou na trégua que a chuva deu durante a maior parte do mês de agosto e se preveniu. Os plásticos colocados nos varais amenizam a ação da chuva e do vento.
A medida foi adotada pelo agricultor Luiz Fernandes. “Todo ano eu coloco o plástico e consigo um bom aproveitamento”.

Chuva intensa provoca estragos em municípios de Santa Catarina


Os temporais que provocam estragos no norte do Rio Grande do Sul também afetam municípios de Santa Catarina. No estado catarinense, quatro municípios registraram acumulados de chuva acima da média esperada para todo o mês de agosto em menos de 48 horas.

Em Urubici choveu 182mm, quando o normal seria 120mm em agosto. Urupema (153mm), Campos Novos (138mm) e São Joaquim (125mm) são os outros que registram os maiores acumulados, de acordo com a Central RBS de Meteorologia.

Com a chuva intensa, o Rio Itajaí chegou a 4,3m de profundidade e colocou a cidade de Blumenau em estado de atenção.

Rio Caraha transbordou e alagou casas em Lages - PABLO GOMES / Agencia RBS


Nomes: Erick, Eloisa, Stéfanni, Gabriele S. , Igor e Aline

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projeto - Limpa Brasil 2 parte!


         Participe do Limpa Brasil e ajude a limpar sua cidade. Chega de lixo fora do Lixo!

Nomes: Matheus.H.Santin, Helena e Sabrina 

Projeto - Limpa Brasil !

O que é Limpa Brasil?

O Limpa Brasil Let’s do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente! A ideia é convidar os cidadãos para ajudar a limpar suas cidades em um dia. E incentivar a reflexão para a mudança do hábito de jogar lixo fora do lixo.



COMO PARTICIPAR :
Você pode se voluntariar de duas maneiras: Pode se tornar Agente ou Participar do dia da Ação.

Agente

Os agentes serão capacitados para disseminar a ideia do Limpa Brasil, fazendo pequenas oficinas para motivar grupos a participarem do movimento

Ação

O voluntário da ação recolhe os resíduos descartados irregularmente em seu bairro e leva até um ponto de entrega, onde pode trocá-los por entradas para um show, que aconteceno final do dia.nar legenda
Nomes: Matheus Henrique Santin, Helena e Sabrina                              Prof. Everton Postagem de Julho está !