O saco de plástico é muito utilizado pelo homem e também muito prejudicial para o meio ambiente. São produzidos cerca de 150 sacos de plástico por pessoa anualmente. Calcula-se que 90% dos sacos de plástico acabem a sua vida em lixeiras, ou como resíduos.
Quase todos os sacos de plástico que não é colocado na lixeira, acabam mais cedo ou mais tarde, chegando aos rios e aos oceanos. Os ambientalistas chamam a atenção para este problema e citam o fato de milhares de baleias, golfinhos, tartarugas-marinhas e aves marinhas morrerem asfixiadas por sacos de plásticos. O caso ocorreu em 2002, quando uma baleia anã deu à costa do Normandia com cerca de 800 Kg de sacos de plástico encravados no estômago.
A solução encontrada para o problema foi os plásticos biodegradáveis que prometem resolver o problema causado pelos sacos comuns. Consta que um saco plástico comum pode demorar cerca de 100 anos para se decompor, enquanto o novo material levaria cerca de 60 dias.
Como uma grande alternativa contra o consumo de excessivo de sacolas de plástico, é a utilização de sacolas retornáveis ou sacolas ecológicas.
Nomes: Ana Júlia, Matheus Sehnem e Vinicius.